avvenimenti

Reflexão e competência metalinguística no processo de ensino e aprendizagem de línguas

Reflexão e competência metalinguística no processo de ensino e aprendizagem de línguas

04/04/24 – 05 /04/24 – Università degli Studi di Perugia

08/04/24 – Università di Pisa

 

Call for papers – English

Call for papers – Español

Call for papers – Italiano

O Congresso internacional “Reflexão e competência metalinguística no processo de ensino e aprendizagem de línguas” dá sequência às atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa internacional RELATE (Research on Education and Language Teaching), criado em 2023 e que reúne pesquisadores de Brasil, Itália, Portugal e Estados Unidos. O primeiro congresso organizado pelo grupo de pesquisa, sob o título “O papel da consciência metalinguística na aprendizagem do PLE”, realizou-se em março de 2023 na Università degli Studi di Perugia (Itália).

Este encontro tem como objetivo promover o debate sobre a reflexão e a competência metalinguística no processo de ensino e aprendizagem de línguas, reunindo estudiosos e docentes de língua estrangeira (L2/LE), língua de herança (LH) e língua materna (L1), que se interessam e ocupam do tema central da consciência e da competência metalinguística e do aprofundamento da consciência do papel destas habilidades cognitivas no percurso de aquisição. Neste contexto, interessa-nos analisar as atividades metalinguísticas principalmente a partir da perspetiva dos processos cognitivos e metacognitivos a estas subjacentes e não simplesmente como implicações linguísticas espontâneas de autorreferência num discurso metalinguístico que encerra definições e recorre à identificação das categorias dos aspectos formais da língua.

Aceitam-se contributos que, apresentando diferentes abordagens teóricas e/ou metodológicas, permitam promover um debate sobre o tema e partilhar experiências acerca das práticas de ensino e pesquisas voltadas a estimular os alunos a agirem de forma consciente e reflexiva sobre as operações metalinguísticas e a favorecer o desenvolvimento da capacidade de análise e de controlo intencional no uso dos diferentes sistemas linguísticos conhecidos.

O encontro ocorrerá em duas sedes universitárias: nos dias 04 e 05 de abril de 2024 na Università degli Studi di Perugia e no dia 08 de abril de 2024 na Università di Pisa.

Chamada de trabalhos

Os resumos para comunicações orais poderão ser enviadas até ao dia 29 de fevereiro de 2024 ao e- mail: relate2024@gmail.com, e deverão indicar: título, abstract (até 1000 caracteres) e referências bibliográficas (até um máximo de 5). As cartas de aceite serão enviadas até 5 de março de 2024.

Publicação

Quem estiver interessado a publicar o contributo apresentado no congresso deverá enviar a versão completa, redigida em português, italiano, espanhol ou inglês a relate2024@gmail.com, até ao dia 15 de Julho de 2024. Os contributos enviados serão submetidos a um processo de seleção e revisão por parte do Comité Científico do Congresso

Scientific Committee:

Diana Peppoloni (Università degli Studi di Perugia), Eloisa Pilati (Universidade de Brasília), Katia de Abreu Chulata (Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara), Janaína Weissheimer (Universidade – Federal do Rio Grande do Norte), Julio William Curvelo Barbosa (Universidade Estadual do Paraná), Marco Paone (Università degli Studi di Perugia), Maria do Carmo Lourenço-Gomes (Universidade do Minho), Mariagrazia Russo (Università degli Studi Internazionali di Roma), Monica Lupetti (Università di Pisa), Monique Carbone Cintra (Università per Stranieri di Siena), Paula de Paiva Limão (Università degli Studi di Perugia), Paulo Osório (Universidade da Beira Interior), Rafael Dias Minussi (Universidade Federal de São Paulo), Thayse Leticia Ferreira (Universidade Estadual do Paraná), Vanessa Castagna (Università Ca’ Foscari Venezia), Vera Lúcia de Oliveira (Università degli Studi di Perugia).

Organizer Committee:

Ana Luiza Oliveira de Souza, Diana Peppoloni, Eloisa Pilati, Matteo Migliorelli, Marco Paone, Monica Lupetti, Paula De Paiva Limão.